Reforma política e diálogo com as entidades patronais

O seminário 30 anos Fethemg teve continuidade na manhã do dia 3 de maio. A palestra de abertura foi sobre a reforma política, com Marcelo Martins Vieira, doutor em Ciência Política, professor Adjunto e coordenador do Centro de Política Comparada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Segundo ele, reforma política é sempre uma aposta e nunca se sabe exatamente quais os resultados práticos. Por trás de uma medida aparentemente simples pode haver repercussões imprevisíveis. Por isso, alerta Marcelo, é preciso ficar atento, conhecer bem a proposta apresentada e refletir muito sobre o que se quer e para onde caminhar.

Após a palestra do professor da UFES houve um momento de diálogo e interação com as entidades patronais. Presentes, Marcos Vinicius Rocha Savoi (presidente do Sindilurb); Carlos Eduardo Alves de Queiroz (Presidente do Sindicon) e Renato Fortuna Campos (presidente do Seac e da Febrac).

De acordo com o presidente da Fethemg, Paulo Roberto da Silva, apesar dos interesses aparentemente divergentes, há objetivos comuns e as entidades precisam caminhar juntas para garantir o equilíbrio nas relações de trabalho. Não existe trabalhador sem empresa e nem empresa sem trabalhador.

A manutenção desse diálogo, portanto, é imprescindível para avançar na manutenção de empregos e construção de acordos trabalhistas que sejam benéficos para as categorias representadas. “Temos divergências, sim; mas preservamos o respeito mútuo”, conclui Paulo Roberto.

O último dia do seminário foi marcado também por orações em agradecimento aos 30 anos da Fethemg e teve até o “Parabéns para você” aos final dos debates.