Assembleia Geral da FETHEMG

A Assembleia  Geral Extraordinária e Ordinária foi realizado na manhã de 4 de setembro, aproveitando a presença das lideranças sindicais em Belo Horizonte para participar do I Congresso Internacional Interdisciplinar Direito e Economia, com abertura prevista para a noite do mesmo dia.  Na pauta, a apresentação e aprovação da prestação de contas da entidade e deliberações sobre as próximas ações da Federação, entre outros assuntos.

Como é de praxe, a direção da Fethemg aproveitou o momento para mais um momento de formação das lideranças sindicais. Foram três palestras com temas relevantes para o mundo sindical.

A primeira discorreu sobre as mídias sociais, consideradas hoje essenciais para quem quer ser visto e lembrado. Exigência mais do que necessária no momento atual para os sindicatos, que têm pela frente a difícil tarefa de conquistar novos filiados e trazer os trabalhadores para participar da vida das entidades. A palestra ficou a cargo da especialista em mídia e marketing digital, Rebeca Zavatini.

Depois dela, o advogado e desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho 3º Região (TRT 3), Antônio Fernando Guimarães, discorreu sobre vários assuntos na pauta do dia do movimento sindical, em especial, das entidades filiadas à Fethemg. Entre os quais, o Programa de Assistência à Família (PAF) e convenções coletivas.

Na sequência, a advogada e consultora Zilmara Alencar fez um apanhado das novas legislações ou propostas em tramitação no Congresso Nacional que alteram direitos dos trabalhadores. Segundo ela, os ataques ao movimento sindical ainda não terminaram e podemos ser surpreendidos em breve com outras medidas por parte do poder público.

Mais uma vez, Zilmara chamou a atenção para as novas formas de agir e atuar das entidades sindicais, caso queiram continuar ativas e de portas abertas.