A opinião das lideranças sindicais

Lideranças de sindicatos filiados avaliam a participação no I Congresso Internacional Interdisciplinar Direito e Economia, realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, na Faculdade de Direito da UFMG.

“Gostaria de parabenizar os organizadores e os patrocinadores desse congresso, em especial à Fethemg, Sindeac e UGT-MG, por nos proporcionar a possibilidade de participar de um evento de alto nível, nacional e internacional. Tivemos a presença de profissionais altamente qualificados que nos trouxeram informações e conhecimentos sobre temas e assuntos muito relevantes sobre a atual conjuntura brasileira, proporcionando a melhoria de nossas ações sindicais e sociais junto à nossa base.”

José Adriano de Souza – Sinthac Cataguases

“Nosso país está passando por uma situação extremamente drástica no que tange aos direitos dos trabalhadores e, por isso, é necessário que estejamos cada vez mais unidos. Nesse congresso tivermos o envolvimento da academia, como é o caso da UFMG, e a presença de palestrantes de outros países e com visões diferentes. É importante que os sindicatos venham para se alimentar dessas informações e levar para seus sindicalizados a realidade que nos cerca. Lamentavelmente, muitas das atuais transformações estão prejudicando e trazendo situações constrangedoras para o trabalhador brasileiro.”

Sebastião Mendes de Oliveira, SECHONORTE Montes Claros

“Como sempre, a Fethemg toma a iniciativa de participar desses eventos para expandir os conhecimentos de sua categoria. Os temas são muito bons, como as reflexões aqui ocorridas sobre economia e trabalho, com professores de várias áreas. E esse diálogo com as universidades, com o meio acadêmico é uma grande oportunidade para termos acesso a novas informações e repassarmos aos nossos associados. Parabéns à Fethemg e sua diretoria por mais esse evento.”

 Ademar Seabra Santiago – presidente do SIETHD e diretor da FETHEMG

 “Primeiramente agradeço a pessoa do presidente Paulo Roberto da Silva a oportunidade de participar deste congresso. Um evento, por sinal, de grande relevância. Por outro lado, fico um pouco preocupado com a ausência de alguns companheiros, tendo em vista a atual situação política, social e econômica do país que cobra de nós, dirigentes sindicais, uma ação mais participativa e um conhecimento mais aprofundado da realidade. Somos os representantes legítimos dos trabalhadores e é nosso dever ter o entendimento daquilo que é coletivo e benéfico a esses trabalhadores.”

Wilson Avelino de Souza – presidente do SECHOBARES/MG

“Quero agradecer a iniciativa da Fethemg, da UGT e do Sindeac, além dos demais parceiros, como a UFMG. Esse é o primeiro congresso e nossa esperança é que venham outros. Nós só temos a ganhar com essa fusão entre o sindicalismo e a educação. Por meio da troca de idéias podemos pensar em ações conjuntas para amenizar, por exemplo, a questão do impacto ambiental, que foi um dos temas tratados no congresso, assim como a dívida pública, em debate no segundo dia do evento. Precisamos nos conscientizar de que a informação é fundamental para  que consigamos nos contrapor à situação que aí está.”

Luiz Cláudio Araújo – Diretor do SindiAsseio

“Somos uma entidade sindical que congrega 303 sindicatos e 30 federações filiados em todo o território nacional. Por isso, temos o compromisso de discutir com toda a sociedade os problemas do Brasil, especialmente neste momento em que passamos por situações bastante difíceis e que requerem ações e  fetivas. E o meio acadêmico pode nos ajudar muito a encontrar soluções. A situação é grave e todos os problemas estão vindo para cima do povo brasileiro, principalmente da classe trabalhadora, que é a parte menos favorecida. Há uma situação em particular sobre a qual precisamos nos debruçar e restabelecer, que é a desestruturação do movimento sindical.”

Wilsom Pereira – presidente da CONTRATUH