Diretoria da FETHEMG toma posse em BH para um novo mandato de cinco anos

A posse dos diretores e dos membros do Conselho Fiscal da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Minas Gerais (FETHEMG) ocorreu na noite do dia 23 de abril, em solenidade realizada na capital mineira.

Paulo Roberto da Silva foi reconduzido ao cargo de presidente e continua no comando da entidade até do dia 23 de abril de 2023. Ele, que é também presidente da UGT-MG e do Sindeac, agradeceu a confiança depositada em seu trabalho e na atuação colegiada de toda a diretoria. E prometeu que se empenhará cada vez mais na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Lembrou que, graças à gestão adotada e ao planejamento que norteia as ações da FETHEMG, a federação tem conseguido vencer esse momento difícil que atinge o movimento sindical, após a entrada em vigor da reforma trabalhista.

“Com mais de 30 sindicados filiados, somos um das poucas entidades que não sentirá o peso do fim da contribuição sindical, porque nos planejamos e buscamos alternativas de sobrevivência. Continuaremos a prestar o apoio de sempre e a assistência necessária aos filiados”, pontuou Paulo Roberto.

 

Termo de posse

Coube ao vice-presidente da UGT-MG e deputado federal, Ademir Camilo, dar posse aos eleitos. “Paulo Roberto é um companheiro que nos orgulha e nos honra muito, pelo trabalho que desenvolve nas entidades que preside”, elogiou.

O deputado fez uma avaliação do cenário atual, pós reforma trabalhista. Segundo ele, quem tem competência sobreviverá a esse momento de crise, mas quem não possui base ficará no meio do caminho. Reforçou a necessidade de o movimento sindical retomar seus dois pilares: a união e a luta, sem os quais, tenderá ao fracasso.

Presente na solenidade de posse, o secretário-geral da UGT-MG, Fabian Schetinni, alertou que o momento é de o movimento sindical se reorganizar e se reagrupar para seguir em frente. “O movimento sindical tem uma história maravilhosa que não pode ser esquecida”, pontuou.

Fabian avalia que os trabalhadores devem, cada vez mais, ocupar postos políticos e espaços públicos para fazer com que suas demandas sejam ouvidas e atendidas.

 

Seminário

A solenidade de posse da diretoria da FETHEMG foi antecedida do seminário “O Movimento Sindical Pós Reforma Trabalhista, a IV Revolução Industrial e Tecnológica e seus Impactos no Mundo do Trabalho”.

De acordo com Paulo Roberto, a realização do evento faz parte da estratégia da entidade de investir permanentemente na formação e atualização de suas lideranças sindicais, trazendo para o centro de debates temas latentes na sociedade.

O doutor em Sociologia pela USP e professor/pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Adalberto Cardoso, discorreu sobre “A IV Revolução Industrial e Tecnológica e seus Impactos no Mundo do Trabalho”. O delegado Marcelo Eduardo Freitas falou sobre “A Polícia Federal e o combate à corrupção”, com ênfase nas ações desenvolvidas pela Lava Jato.

A advogada e consultora Zilmara Alencar e o jornalista e assessor parlamentar André Santos traçaram um panorama do Brasil, após a entrada em vigor da reforma trabalhista e seus impactos no movimento sindical e na classe trabalhadora.