I Congresso Internacional Direito e Economia

Convocadas pela direção da Fethemg, lideranças de entidades filiadas participaram do I Congresso Internacional Interdisciplinar Direito e Economia, realizado de 4 a 6 de setembro na Faculdade de Direito da UFMG.

A Fethemg foi uma das entidades sindicais patrocinadoras do Congresso, junto com a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) e Sindeac. As três entidades são presididas por Paulo Roberto da Silva, um dos grandes incentivadores da formação continuada e da requalificação das lideranças sindicais.

Convidado pelo professor Antônio Gomes de Vasconcelos, professor de Direito da UFMG e coordenador do evento, Paulo Roberto integrou o comitê organizador e incentivou outras entidades a também apoiarem e patrocinarem o I Congresso Internacional Direito e Economia. Entre as quais, a CONTRATUH, o Sindilurb, SindiconMG e Seac.

O evento contou com a participação de palestrantes de diversos países, como Itália, Inglaterra, Uruguai, Argentina, Equador, Bolívia e Qatar. Foram abordados temas como Constituição Econômica, Democracia, Direitos Humanos, Desenvolvimento e Endividamento Público.” E os subtemas: “Direitos humanos e desenvolvimento no sistema econômico global. Impactos socioeconômicos da financeirização da economia e do endividamento público: desindustrialização e desemprego.”

Presença também do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, e do presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira.