LIDERANÇAS DA FETHEMG NO SEMINÁRIO SOBRE DIREITO COLETIVO DE TRABALHO

“O papel dos sindicatos frente ao Direito Coletivo do Trabalho” foi o tema do seminário realizado no dia 24/10/23, na sede do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais/MPT-MG, em uma promoção conjunta com a União Geral dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (UGT-MG), SINDEAC e Faculdade de Direito da PUC Minas, Campus Coração Eucarístico.

Foram mais de 150 pessoas presentes, entre alunos da PUC/MG, operadores do Direito, lideranças sindicais de diferentes categorias de várias regiões do estado, incluindo de entidades filiadas à FETHEMG, representantes de entidades patronais e demais convidados.

O auditório ficou pequeno para tantas pessoas inscritas e muitas delas assistiram aos debates e explanações nos aparelhos de TVs instalados no foyer, ao lado do auditório.

Participaram como palestrantes/debatedores:

  • Dr. Arlélio de Carvalho Lage: Procurador-chefe do MPT/MG
  • Ricardo Patah: Presidente Nacional da UGT.
  • Paulo Roberto da Silva: Presidente do SINDEAC, da FETHEMG e da UGT-MG.
  • Dr. Geraldo Emediato de Souza: Procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social em Minas Gerais/CONALIS-MG.
  • Magno Rogério Carvalho Lavigne: Secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego.
  • Carlos Calazans: Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais.
  • Dr. Paulo Roberto Sifuentes Costa: Professor de Direito Coletivo do Trabalho da Faculdade de Direito da PUC Minas.

Entre os temas em debate: as práticas de condutas antissindicais e as fontes de custeio da atividade sindical, fundamental para que as entidades possam desempenhar a contento suas atividades de defesa e promoção dos direitos e interesse dos trabalhadores.

Para o seminário, a equipe do SINDEAC decorou o ambiente com a temática do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.A mastologista do sindicato, Patrícia Taranto, acompanhada da enfermeira Aline, fez uma breve explanação para o auditório sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, importante para aumentar as chances de cura da doença.

Fez também uma demonstração com a “mamamiga”, um modelo didático, semelhante ao seio feminino. O dispositivo serve para ensinar as mulheres a conhecerem a diferença entre a mama saudável e a que apresenta alterações.

Reunião de lideranças de entidades filiadas à UGT-MG

Ainda no dia 24/10, antes do início do seminário, lideranças sindicais filiadas à UGT-MG reuniram-se com o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, e com o Secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Rogério Carvalho Lavigne. Entre  as negociações no âmbito do governo federal em torno da pauta de reivindicações do movimento sindical.