Uma história construída de lutas e conquistas!

A Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Minas Gerais (FETHEMG) obteve seu registro sindical em 5 de dezembro de 1996. Com sede em Belo Horizonte, possui abrangência em todo o Estado.

São mais de 30 sindicatos filiados e uma de suas funções é mobilizá-los e organizá-los em torno de lutas comuns.

Entre as categorias representadas estão: empregados dos segmentos de Turismo e Hospitalidade; Limpeza Urbana; Asseio e Conservação; Hotéis, Bares e Restaurantes; Condomínios; Salões de Beleza e Barbearias.

Cabe à Fethemg atuar como representante legítimo das categorias profissionais que, em seus municípios, não se encontram organizadas em sindicatos; e pleitear formalmente as reivindicações dos trabalhadores

Sua história é marcada pela prática de um sindicalismo moderno, pautado na ética e no diálogo democrático. Sem, no entanto, abrir mão dos direitos historicamente construídos pelos homens e mulheres de luta deste país.

É filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH) e à União Geral dos Trabalhadores – UGT, central sindical que pratica um sindicalismo cidadão e autônomo, independente de empresas e governos e que organiza as ações dos trabalhadores na defesa de direitos e conquista de benefícios.